quinta-feira, 31 de julho de 2014

FESTA e REGATA em MARAGOGIPE

REGATA ARATU-MARAGOJIPE TEM 1.600 PARTICIPANTES E É A MAIOR DO BRASIL


A 45ª Regata Aratu-Maragojipe acontece no dia 30 de agosto, com a perspectiva de reunir, este ano, cerca de 1.600 participantes, vindos de diversos estados brasileiros e do exterior.
Os preparativos para a realização do evento foram discutidos durante reunião entre o secretário Pedro Galvão e a prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia Maria dos Santos.

Considerada a maior regata de percurso do Brasil, em sua modalidade, é a mais tradicional competição náutica realizada em águas baianas.
Chega a 2014 à sua 45ª edição, com largada na entrada do Canal de Aratu, na Ilha de São João. Os participantes percorrerão 35 milhas dentro da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu, até a chegada a Maragojipe.
“Um evento deste porte, na Baía de Todos-os-Santos, é importante para fortalecer o turismo náutico, que se traduz para a comunidade local em trabalho e renda”, afirmou o secretário Pedro Galvão, assegurando o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia ao esporte. “A revitalização das atividades nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos é uma das prioridades do nosso plano de ação”.
As inscrições para os interessados em participar da regata podem ser feitas até o final de agosto. Os participantes competem nas modalidades Veleiros de Oceano, Monotipos, Escunas e Saveiros, de diversas entidades náuticas da Bahia, de outros estados e do exterior.
                                  Morro "Pão-de-açúcar"
Estão confirmadas embarcações e tripulações procedentes da Argentina, Uruguai e Paraguai, entre os participantes de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, dentre outros.
                                  Fortim de Santa Cruz
A prefeita Vera Lúcia Maria dos Santos explicou que a regata está programada para o dia 30, mas, antes dessa data, acontecerão os festejos do santo padroeiro de Maragojipe, São Bartolomeu.
                                        Cais de chegada

“Agosto é um mês de festa no município”, disse. “O dia 24 está reservado à festa religiosa, e preparamos também a programação musical que ainda será divulgada, incluindo apresentações de manifestações culturais como o samba de roda do Recôncavo.”


Por conta da condição das marés, a Aratu Iate Clube informa que a 45ª Regata Aratu - Maragojipe irá acontecer no dia 30 de agosto, uma semana depois da festa do padroeiro da cidade, São Bartolomeu. Essa data foi escolhida, pois, a data anterior, não permitiria que as embarcações de médio e pequeno porte atingissem a raia de chegada por causa da intensidade da vazante do Rio Paraguaçu.
De acordo com o produtor da regata, Everton Froes, a programação do evento continua a mesma. “Não vai ser em dia de festejo, como nos anos anteriores, mas vamos continuar com a nossa festa. Vamos ter a nossa confraternização, o nosso jantar e a premiação”, explica Froes.
“Mesmo com a alteração da data em função da maré iremos receber as embarcações como sempre, o calendário da festa foi ampliado para que a tradicional regata continue fazendo parte dos festejos do mês de agosto”, afirma a prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia.
A regata tem o apoio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa e é uma oportunidade para incentivar o turismo náutico no estado, que conta com a participação de velejadores de outros estados e também de outros países.

Os barcos percorrem as águas da Baía de Todos-os-Santos, passando por Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Itaparica e Reserva Ambiental Ilha do Medo. Chegam, em seguida, ao Rio Paraguaçu, costeando localidades como Barra do Paraguaçu, São Roque, Fortim de Santa Cruz, em  Salamina, Ilha dos Coelhos e Ilha dos Franceses até a raia de chegada montada nas proximidades do píer de Maragojipe.
Fontes: ascom/bahia
Ascom/Prefeitura deMaragogipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário